Universidade Holística

Carmem Romani Sunacai

A Universidade Holística Carmem Romani Sunacai, nasceu da orientação espiritual cigana,com o objetivo de unir,caminhos espirituais com a realização material.

Hoje a Universidade oferece Cursos Formativos com o objetivos de formar profissionais que respeitam e ouvem a sua espiritualidade com a Formação Terapeuta Holística reconhecida pelos órgãos publico e jurídicos.

OBJETIVOS:

- Levar o conhecimento da Cultura Cigana dentro dos princípios Espirituais.

-Ter Cursos e Atendimentos que proporcione a busca do Conhecimento e Autoconhecimento individual e em grupo.

METAS:

-Atender a necessidade crescente da busca do ser para o seu equilíbrio.

MINHA TRAJETÓRIA

Venho através desta,contar um pouco da minha história,com certeza muitos passaram por tudo que já passei,mas outros podem se familiarizar com a minha história,vivência e trajetória.

Desde dos meus 7 anos conheci a Umbanda,fui levada a Tenda de Umbanda Mãe Yemanja em 1975,por motivos de doença em família,após o meu 1º contato,o que mais me marcou foi o Hino da Umbanda, e uma sra.que todos chamavam de Madrinha,que dirigia os trabalhos com calma e sabedoria.

Ali neste centro conheci,pela 1º vez o atendimento com a incorporação na linha de cura,cirurgias espirituais e as giras de atendimento sempre lotadas no sábado a noite,as festas de Orixas,e mais alegre era a de Cosme e Damião,para uma criança simplesmente fascinante.

Fiquei muitos anos,até o momento do desencarne da Madrinha e infelizmente apesar da corrente ser composta por muitos médiuns,nenhum assumiu o lugar da Dirigente,infelizmente esta casa fechou e o largo da Vila Formosa ficou triste e até hoje quando tenho a oportunidade de passar em frente vou as lágrimas,porque foi o meu inicio,e não existe mais.

Após o fechamento da casa,tive que fazer uma pausa,fui mãe,me formei e me dediquei a minha carreira de professora.

Não demorou logo encontrei a Tenda de Umbanda o Pai Francisco,que me acolheu e pude continuar aprendendo e seguindo a minha jornada,nesta casa fiz amigos que ate hoje fazem parte da minha jornada,aprendi com o comportamento humano,os dois lado ser que tem defeitos e qualidades,mas enfim pessoas,ansiando pelo crescimento e aprendendo a lidar com todas as situações.

E dentro desta jornada,minha Mãe Yansã me chamou e adentro um mundo desconhecido mas fascinante O Candomblé que me acolhe também me ensina sobre os seus Ritos e me coloca centrada,após um período voltei para a Umbanda

com muita alegria,mas com uma grande mudança dentro de mim,agradeci pela experiência firme e confiante na jornada que sabia que continuaria.

E vida que segue e como vcs podem ver não falei nada sobre os Ciganos,porque nas casas que passei não havia trabalhos ou a linha cigana,ate este momento da minha jornada já gostava de oráculos,ia a todas as Cartomantes que as amigas comentavam e indicavam enfim achava incrível como as cartas sempre respondiam as minhas duvidas.

A vida continuou meus pais faleceram,  e eu e a minha irmã decidimos vender a casa dos meus e comprar um apartamento mais perto do centro da cidade para facilitar nossa vida de trabalho e filho na faculdade.

Compramos e mudamos,e estava tudo bem, até que começamos a passar por dificuldades financeiras,do tipo ou vc escolhe comer ou pagar contas,já estamos em 2008 e com 5 parcelas do apto em atraso sem saber o que fazer.

Era o inicio do mês de Maio, e uma das minhas amigas me envia a oração de Santa Sara para resolver dificuldades financeiras,nem sabia quem era Santa Sara,somente que tinha todo um caminho com os Ciganos,decidi fazer a Oração,porque deveria ser feita durante 21 dias,dia após dia,fazia a oração e bebia a água que deveríamos colocar ao nosso lado durante a oração,e no 19º dia de oração começou as mudanças,recebi a ligação do gerente da Caixa Economica Federal me perguntando se eu teria dinheiro para pagar os custos do Cartório,porque as parcelas em atraso,ele poderia refazer o contrato e diluir as parcelas em atraso,eu respondi que sim,e que iria naquele momento para Banco,fui paguei os custos do cartório e refinanciei o Apartamento,assim que saí do Banco,olhei para o Céu e estava um Sol lindo,eu disse assim:

-Obrigada não sei quem ajudou,mas obrigada pela resultado.Dormi naquela noite como a muito tempo não descansava,mas as 5h da manhã fui acordada por uma mulher,muito calma e que me falava assim:

- Sou Carmem sua cigana,e vou te pedir 3 coisas,

Vou te ensinar a ler as cartas,para vc ler e ensinar para outras pessoas.

Vc vai aprender sobre meu povo para assim falar para muitas pessoas.

E vc terá minha Tsara para abrigar muitos que virão.

E assim inicia a minha história com Carmem,a partir daquele dia,ela me acordou todas as manhãs as 5h,me explicava as cartas e me pedia para escrever,assim nasce a Apostila do Curso de Baralho Cigano, a Apostila de Astrologia Cigana e de Rituais,Ervas e Banhos Ciganos.

Após pronta a Apostila comecei a atender em Lojas de Artigos Religiosos  e outros Espaços Holisticos,iniciei os ensinamentos aprendidos,e não demorou muito Carmem pediu para que eu fizesse o seu Baralho Cigano,conforme ela mesma deu a direção para a desenhista e webdesigner irmã umbandista,após feito,inicio uma nova empreitada que foi outro pedido de Carmem que eu deveria somente trabalhar com as suas cartas e cursos.

Em 2009 migrei para os trabalhos com as cartas ciganas,atendendo em site de atendimento online,e espaços holísticos,gratidão por todos que me acolheram.

Em 2010 Carmem me pediu para que ela tivesse a voz,nascia em 24/08/2010 o Programa Magia Cigana,na Radio Toques de Aruandas,programa semanal as 3º feiras as 20:00,que ate hoje é feito.A partir desta migração, em 2011,nasceu o Curso de Baralho Cigano online em parceria com o site Estudar em Casa,foram mais 2 anos,e chega o momento de nascer a Tsara , e eu perguntei a Carmem,e agora quem vai fazer minha consagração,porque dentro da Umbanda que continuava na minha vida já havia me consagrado Sacerdotisa e nos Ciganos o que deveria ser feito.

Carmem é muito calma,tranquila me pediu para que eu buscasse informações na minha caixa preta ( notebook ),e assim o fiz,encontrei Ramona Torres,eu em SP e Ramona no RJ,pedi ajuda,mostrei o que Carmem havia me passado,enviei via correio o seu Baralho para que Ramona visse e pudesse assim me orientar.

Em julho de 2013,solicito para a Ramona o meu Roti,para assim com esta consagração e ortoga da Espiritualidade poderia iniciar a Tsara de Carmem,

Ramona me recebe no dia 14/08/2013,cheguei 8h da manhã no Aeroporto Santos Dummont no RJ sem saber o que iria acontecer,mas confiante que Carmem me levaria para a melhor e assim aconteceu,naquele noite do dia 14/08/2013 nasceu a Shuvanni Rhose de Souza,ortogada pela Shuvanni Ramona Torres e recebida na Khelimash Bhartali,no dia 15/08 participo da minha 1º Masina ( Gira Cigana ) para todos compreenderem melhor.Vim embora no domingo de manhã cheia de esperança,grata por tudo que havia vivenciado.

No dia 24/08/2013,nasceu a Tsara Gitana Carmem Romani Sunacai,no seu 1º endereço que foi no bairro da Penha,em fevereiro de 2014 mudei para o Bairro do Tatuapé.

E iniciei as atividades e na Tsara nasceu tbém a Sacerdotisa de Umbanda que hoje coordeno o Templo Escola Mãe Yansã e a Shuvanni que coordena o Kalon Bhartali, e a vida segue.

Em 2015 novamente ocorre mais 1 crescimento,nasce o site

http//carmemromanionline.com /  http//carmemromaniwebradio.com

e o Livro de Carmem.

O site de Cursos online sobre a Cultura  e Tradição Cigana,e a radio online cigana abrindo novas oportunidades e vozes,a semente que foi plantada em 2008,deu seus frutos ,novos parceiros e amigos se unem nesta jornada e agora estou no Curso que me foi direcionado ,honrando meu compromisso espiritual e seguindo minha jornada,mas não acabou.

Em janeiro de 2016,Carmem me pediu para que a Tsara fosse além,e me pediu para procurar como oficializar os Cursos em profissão para assim todos que viessem estudar e se aperfeiçoar na Tsara tivessem também a oportunidade de serem profissionais holísticos com carga horário de estudo e qualificações.

Busquei todas as informações e órgãos que poderiam legalizar tal empreitada, e após enviar todos os documentos para os órgãos jurídicos responsáveis,hoje a Tsara é a Universidade Holistica Carmem Romani Sunacai,com cursos e atendimentos sobre a Cultura e Tradição Cigana,mas também com Cursos de Formação de Terapeutas Holisticos .

Esta é minha jornada,que posso dizer que não foi fácil,mas não foi impossível,ocorreram muitas lutas e dificuldades,mas todas foram vencidas,o que me fez seguir a frente foi o Amor pela Umbanda e hoje por toda Egregora Cigana,que confiou em mim,no meu coração e dedicação,hoje falo que no meu sangue correm rosas vermelhas,as rosas do cabelo de Carmem que me fortalece e me fazem sempre seguir em frente,não importa o que aconteça.Conto também com amigos e aliados fieis,minha Shuvanni Ramona Torres, grande amiga e companheira de jornada,peço sua benção e desejo honrar a Egregora que vc consagrou na minha vida.Tenho muitos a agradecer,não vou listar todos,mas sou muito grata por tudo que vcs somaram na minha vida.

A Familia,nossa história é de superação,meu filho vc é meu melhor presente.

A todos que passaram na minha vida,a minha gratidão.

Sou a Prof. Rhose de Souza,

Shuvanni ,Sacerdotisa e Professora.

13/05/2016